11/01/2019

A marcha (e os dados) das mulheres

Assembleia: substantivo feminino

A presença feminina vai aumentar nas assembleias legislativas neste ano:163 mulheres foram eleitas, um aumento de 37% em relação a 2014. A diversidade também aumentou, com a eleição de mais mulheres de origem preta e parda (na Alerj,  entraram três ex-assessoras da vereadora Marielle Franco). Na Câmara, o crescimento foi de 50%: serão 77 as deputadas federais a partir de fevereiro. Ainda assim, é preciso relativizar. Tanto na Câmara quanto na soma das assembleias estaduais e distritais, o percentual de parlamentares do sexo feminino será de apenas 15%. O Mato Grosso do Sul, por exemplo, não elegeu uma única deputada entre os 24 membros da sua assembleia legislativa.

Quer saber mais?
A ativista Gabriela Moura deu uma entrevista sobre o perfil das deputadas federais eleitas

Quer saber mais ainda?
Conheça Joenia Wapichana, a primeira mulher indígena eleita para a Câmara dos Deputados

A cor da dor

Ser mulher e negra no Brasil é um drama comprovado pelos números. Das 3.005 mulheres mortas pela polícia entre 2007 e 2016, 64% eram negras. O risco também é maior na hora de ter um filho. Segundo dados do Ministério da Saúde, duas vezes mais mulheres pretas morreram por complicações no parto do que brancas.  Fernanda Lopes, doutora em Saúde Pública pela USP, diz que “estas mulheres são submetidas a violações de seus direitos durante todo o curso de suas vidas” e acrescenta que “na maternidade não é diferente”. Nos cursos de pós-graduação, os números, inversos, reafirmam a mesma realidade: apenas 3% das professoras doutoras são negras.

Quer saber mais?
A violência é muito maior contra a população negra

Unidas venceremos

A luta pela defesa das mulheres teve uma vitória importante já nos últimos dias de 2018. O ex-presidente Michel Temer sancionou no fim de dezembro quatro leis que dizem respeito diretamente à violência contra a mulher. Uma delas endureceu a pena pelo crime de feminicídio, outra criminalizou a gravação e divulgação de “intimidade sexual” sem o consentimento de uma das partes. O projeto havia sido aprovado na Câmara em novembro, em uma sessão marcada por comentários irônicos e machistas de deputados que disseram ter perdido um dia de trabalho.

Quer saber mais?
O primeiro semestre de 2018 teve quase 80 mil casos de violência contra a mulher registrados

MemeNews é financiado pela Open Society Foundations, por meio de um projeto que pretende unir humor e mudanças sociais.