18/06/2018

Cuidado: veneno de deputado

From the right, from behind

O deputado brasileiro é, antes de tudo, um forte. Por isso não tem receio de enfrentar a opinião pública, agendando, pela sexta vez em três meses, a votação o projeto de lei 6.922 – aquele, conhecido como PL do Veneno, que visa ampliar a oferta de agrotóxicos. A proposta, de autoria do pecuarista e atual ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP-MS), propõe que novos agrotóxicos – alguns deles proibidos na Europa – sejam liberados mesmo sem aprovação de órgãos reguladores, como Ibama e Anvisa. O Ministério Público Federal já afirmou que o projeto é inconstitucional. Se aprovado na votação de amanhã, às 10h, seguirá direto para o plenário da Câmara.

Quer saber mais?
Confira a campanha contra o PL do Veneno

Quer assinar uma petição contra o projeto?
Acesse aqui

Quer falar com a presidente da comissão?
dep.terezacristina@camara.leg.br

Quer fazer pressão nas redes sociais?
O site 342amazonia.org disponibiliza vários memes contra o PL

From the left

Na contramão do PL do Veneno, acontece amanhã, também na Câmara, uma audiência pública da Comissão Especial da Política de Diminuição de Agrotóxicos. A comissão foi criada para avaliar o projeto de lei 6.670, apresentado em 2016, por meio de sugestão legislativa, pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (a ideia do PL é diminuir o uso de agrotóxicos – mercado em que o Brasil ocupa o primeiro lugar). A audiência acontece às 14h30, no plenário 13.

O que você acha desse projeto?
Vote no site da Câmara

Espécies invasoras desistem do ICMBio

Após forte pressão da sociedade civil e dos servidores, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade conseguiu resistir à tentativa de aparelhamento político por parte do Pros – que visava a presidência da instituição. A nomeação do analista ambiental Paulo Henrique Marostegan e Carneiro, que era diretor de Criação e Manejo de Unidades de Conservação, saiu no Diário Oficial da última sexta-feira. Vitória para o Brasil, já que o ICMBio é responsável por cuidar de 333 unidades de conservação do país, equivalentes a 9% do território nacional.

Quer saber mais?
Leia a notícia da Agência Brasil

MemeNews é financiado pela Open Society Foundations, através de um projeto que pretende unir humor e mudanças sociais. Será publicada entre março e agosto de 2018.