14/05/2018

Yes, nós temos veneno!

O agrotóxico nosso de cada dia

A comissão especial da Câmara pode votar nesta semana o “PL do Veneno”, um projeto de lei de autoria do pecuarista e atual ministro da agricultura, Blairo Maggi (PP-MS), que enfraquece o controle sobre os agrotóxicos no país. O relator do projeto, deputado Luiz Nishimori (PR-PR), denunciado no STF por uso de funcionário fantasma, é favorável ao projeto – que prevê que os agrotóxicos sejam liberados pelo Ministério da Agricultura mesmo sem a aprovação de órgãos reguladores, como Ibama e Anvisa. O Ministério Público Federal já afirmou que a proposta é inconstitucional. A Fiocruz também se manifestou contra o projeto, assim como o Conselho Nacional de Direitos Humanos.

Quer saber mais?
Confira a campanha contra o PL do Veneno

Quer falar com o relator?
dep.luiznishimori@camara.leg.br

Quer assinar uma petição contra o projeto?
Acesse aqui

Os salários no judiciário

Quanto ganham os servidores do Judiciário? De acordo com a Lei de Acesso à Informação, estes dados deveriam ser facilmente encontrados nos sites dos Tribunais de Justiça estaduais. Mas um levantamento com os dados de 27 tribunais feito pelo Poder360 mostrou que a missão pode ser tão árdua quanto a de achar agulha em palheiro. No ano passado, a ministra Cármen Lúcia, presidente do Conselho Nacional de Justiça, chegou a cobrar dos Tribunais de Justiça que enviassem mensalmente ao CNJ uma planilha com os salários de juízes e desembargadores (a determinação tem sido cumprida, mas não inclui os salários dos servidores que estão abaixo dos magistrados).

Quer saber mais?
Confira o relatório da ONG Artigo 19

Quer saber quanta ganham os magistrados do seu estado?
Veja na página do CNJ

Dois meses sem Marielle

Hoje faz dois meses que a vereadora Marielle Franco e seu motorista, Anderson Gomes, foram executados. Para marcar a data, o PSOL carioca vai estender uma faixa às 16h, na escadaria da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, para quem quiser escrever mensagens em memória de Marielle e Anderson. O partido também pede que as pessoas publiquem fotos, na internet, com a hashtag #JustiçaParaMarielleEAnderson. Até o momento, as suspeitas do crime recaem sobre o vereador Marcello Siciliano e sobre um ex-Policial Militar preso em Bangu.

Quer saber como anda a investigação?
Entre em contato com a Procuradoria Geral do Estado
contato@pge.rj.gov.br

Quer cobrar resposta das autoridades?
Assine essa petição da Anistia Internacional

MemeNews é financiado pela Open Society Foundations, através de um projeto que pretende unir humor e mudanças sociais. Será publicada entre março e agosto de 2018.