13/06/2018

Navio vaqueiro

Carga pesada

Amanhã, 14 de junho, é o dia internacional da conscientização contra a exportação de gado vivo. Por que existe uma data para isso? Porque nem toda carne bovina roda o mundo congelada. O Brasil, por exemplo, exportou mais de 340 mil bois vivos, no ano passado, em viagens de navio que duraram semanas, com os animais confinados dentro de conteineres, em péssimas condições físicas e sanitárias. Há esperança de que a situação mude: tramita, no Congresso, um projeto de lei do deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP) que busca acabar com a exportação de animais em navios.

Quer saber mais?
Você pode assinar uma petição contra a exportação

Quer falar com o relator do projeto?
dep.marcosmontes@camara.leg.br

Quer protestar contra a prática?
O Fórum Animal organizou manifestações em dez capitais

Amigos, amigos, quilombos à parte

O que há em comum entre o deputado federal Jovair Arantes (PTB-GO), preso no começo do mês pela Polícia Federal, e o ex-presidente José Sarney (MDB-VIA LÁCTEA)? Muita coisa – dentre elas um quilombo a 65 km do Distrito Federal. É que o deputado é tio de Rogério Arantes, ex-diretor do Incra, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. E Rogério é autor de uma canetada que tentou diminuir em 80% o espaço ocupado pelas 785 famílias do quilombo. A troco de quê? Para que a área desse lugar a um condomínio de luxo – a ser construído por uma empresa que tem Sarney entre os sócios. O embate foi parar na Justiça.

Quer saber mais?
Leia nota do Coletivo Jurídico da CONAQ em apoio ao Quilombo de Mesquita

Junho de 2013, cinco anos

Em junho de 2013, o Movimento Passe Livre convocou a população de São Paulo a se manifestar, nas ruas, contra o aumento de 20 centavos na passagem do ônibus municipal. O protesto serviu como ponto de partida para uma série de reivindicações difusas, por todo o país, às vésperas da Copa das Confederações. Serviu, também, para que a Polícia Militar paulista se autorizasse a usar a truculência como resposta. Passados cinco anos, como estamos? O Artigo 19 fez um gráfico compilando uma série de projetos de lei – parte deles contra manifestações – apresentados em âmbito nacional, estadual e municipal.

Quer saber mais?
O filósofo Francisco Bosco escreveu sobre Junho de 2013 na Ilustríssima

MemeNews é financiado pela Open Society Foundations, através de um projeto que pretende unir humor e mudanças sociais. Será publicada entre março e agosto de 2018.