14/06/2018

Gol da Argentina!

Vitória feminina

Após grande mobilização de mulheres, a Câmara dos Deputados da Argentina aprovou, ontem, um projeto de lei que descriminaliza do aborto, em qualquer circunstância, quando feito até a 14ª semana de gestação. O texto – que ainda precisa ser votado no Senado – também amplia o prazo em casos de estupro, risco de vida para a mãe e malformação fetal. Se for aprovado nas duas casas parlamentares, a Argentina tornar-se-á o quinto país da América Latina em que o aborto será legal (os outros são Cuba, Uruguai, Guiana Francesa, Guiana e Porto Rico). No Brasil, o tema será debatido no Supremo entre os dias 3 e 6 de agosto.

Quer saber mais?
Leia a reportagem do El País Brasil

Quer pressionar?
A Avaaz tem uma petição pela descriminalização do aborto no Brasil

Três meses sem Marielle

Passados três meses da execução de Marielle Franco e Anderson Gomes, a Polícia Civil e a Promotoria do Estado ainda não encontraram os culpados. O promotor Homero Freitas Filho, do MP-RJ, disse que o caso é mais complexo do que os do pedreiro Amarildo de Souza e da juíza Patrícia Acioli (mortos no na última década, por policiais militares). Já o delegado Brenno Carnevale, da Divisão de Homicídios, escreveu uma carta pública de desabafo, em que atribuiu a demora a uma “escolha de Sofia” causada pela falta de recursos: “A resolução do caso pressupõe a paralisação de uma infinidade de investigações de outras mortes, pretas e brancas, ricas e pobres, todas covardes”.

Quer saber mais?
O Intercept conta que um vereador é morto, a cada mês, no Brasil

Quer pressionar as autoridades?
Assine essa petição pedindo justiça para Marielle

Dez anos sem Patrícia

Triste coincidência carioca. Hoje completa-se dez anos que a engenheira Patrícia Amieiro voltava de uma festa, no Rio, quando seu carro bateu contra uma mureta na Barra da Tijuca. Para o Ministério Público Estadual, o acidente decorreu de uma perseguição: policiais militares teriam confundido o carro de Patrícia com o de traficantes. O corpo da engenheira nunca foi encontrado; os policiais nunca foram punidos. Passados dez anos, o TJ ainda não marcou data para o julgamento.

Quer cobrar resposta do MP-RJ?
Escreva para a Ouvidoria

MemeNews é financiado pela Open Society Foundations, por meio de um projeto que pretende unir humor e mudanças sociais. Funcionou entre março e agosto de 2018. Voltará em novembro.