12/06/2018

Fernando Collor maior que Donald Trump

Collor bate Trump

As manchetes (e memes) destacam, hoje, o encontro histórico entre o presidente americano Donald Trump e o líder norte-coreano Kim Jong-un. Coisa de principiante, dado que dois meses atrás, os senadores Fernando Collor (PTC-AL) e Pedro Chaves (PSC-MS) já haviam se antecipado na amizade com o país asiático. A visita de Collor e Chaves a Pyongyang resultou na criação do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Coreia do Norte. Resultou, também, em declarações polianas de Pedro Chaves, que afirmou que os coreanos “têm saúde, educação, esporte, tudo o que desejam”, ignorando as constantes violações dos direitos humanos. Dados da ONU mostram que o Brasil é o oitavo país que mais importa produtos norte-coreanos.

Quer saber mais?
Leia reportagem da Conectas sobre um norte-coreano nascido em um campo de trabalho forçado

Stand-up judgement

O Supremo julga, amanhã, um artigo da Lei Eleitoral que proíbe sátiras contra candidatos em ano de eleições. O dispositivo está suspenso por uma decisão provisória, de 2010, mas pode voltar a vigorar caso os ministros tenham um entendimento diferente. Os humoristas Fábio Porchat, Marcius Melhem e Bruno Mazzeo estiveram no STF, na semana passada, para conversar com o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso.

Quer falar com o relator?
gabmoraes@stf.jus.br

Esterilização compulsória

O caso foi divulgado no último sábado pelo professor Oscar Vilhena Vieira, em sua coluna na Folha de S. Paulo: em Mococa, município do interior de São Paulo, um juiz determinou a esterilização forçada de uma mulher de 34 anos. Moradora de rua, dependente química e mãe de cinco filhos, Janaína Aquino estava grávida da sexta criança. O procedimento foi feito logo após o parto, sem que ela fosse consultada, ou que tivesse direito a um advogado (caso não o fizesse, a prefeitura seria multada diariamente em R$ 500). Ruim? Pode piorar. Por coincidência, ontem a Folha resgatou algumas declarações antigas de Jair Bolsonaro, que costumava defender a esterilização de pobres para combater a miséria e o crime.

Quer saber mais?
Leia a notícia no site do Jota

MemeNews é financiado pela Open Society Foundations, através de um projeto que pretende unir humor e mudanças sociais. Será publicada entre março e agosto de 2018.