14/08/2018

Comprando mal para comprar sempre

Telefone sem fio

Não há quem não tenha passado por isso. O telefone celular – ou o computador, a impressora, que seja – funciona bem durante os primeiros anos de uso. A partir de então, passa a aquecer, travar, perder velocidade. O nome técnico do fenômeno é obsolescência programada – uma estratégia da indústria que consiste em diminuir o ciclo de vida dos produtos de forma a estimular o consumo. Pois esta prática será debatida hoje, numa audiência pública conjunta de duas comissões da Câmara, a partir das 15h. O evento foi solicitado pelo deputado Vinícius Carvalho (PRB-SP), relator da proposta.

Quer saber mais?
Na França, a Apple está sendo investigada pela obsolescência programada do iPhone

Quer falar com o relator?
Escreva para o deputado Vinícius Carvalho (PRB-SP)

Mariana, (infelizmente) presente

quase cinco meses o país assistiu a mais uma tragédia ambiental provocada pelo vazamento de uma barragem – desta vez em Barcarena, município do Pará. A responsável? A Hydro Alunorte, mineradora norueguesa que atua na região desde 1995. Um laudo do Instituto Evandro Chagas mostrou que diversas áreas da cidade foram contaminadas com rejeitos de bauxita. Um segundo laudo, produzido pela Defensoria Pública do Pará, catalogou outros 26 acidentes ambientais na região desde 2000. O documento servirá de subsídio para a CPI que será instalada em setembro, na Câmara dos Deputados, para investigar os desastres ambientais na região.

Quer saber mais?
Entenda a cronologia do vazamento da barragem

Quer se manifestar?
A Change.org tem uma petição cobrando punição à empresa

E a segurança, ó….

Os números são tenebrosos. O primeiro: 71,5% das pessoas assassinadas no Brasil em 2016 eram pretas ou pardas. O segundo: neste mesmo ano o país bateu novo recorde de homicídios, com 62.517 mortes, ou seja, são 30,3 mortes para cada 100 mil pessoas, índice 30 vezes maior do que o da  Europa. Os dados são do Atlas da Violência 2018, estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Serão apresentados hoje, às 14h, em audiência pública da Comissão de Direitos Humanos na Câmara.

Quer saber mais?
Confira o estudo completo

MemeNews é financiado pela Open Society Foundations, por meio de um projeto que pretende unir humor e mudanças sociais. Funcionou entre março e agosto de 2018. Voltará em novembro.