06/07/2018

Especial de sexta: três notas sobre a Copa

Seleção de guerreiras

Segundo pesquisa do Ipea, 40% dos lares brasileiros é comandado por mulheres. Esta estatística também se reflete no futebol. Seis dos titulares da seleção – Gabriel Jesus, Paulinho, Miranda, Thiago Silva, Marcelo e Casemiro – foram criados sem a presença de uma figura paterna (há ainda dois reservas: Cássio e Taison). Dados do Conselho Nacional de Justiça, de dois anos atrás, mostrava que 5,5 milhões de crianças brasileiras não tinham sequer o nome do pai no registro de nascimento. Caso desencante hoje, é provável que o atacante Gabriel Jesus, de 19 anos, comemore com a sua coreografia clássica: erguendo a mão rente à cabeça, como se falasse ao telefone com a mãe, Vera Lúcia.

Quer saber mais?
Leia a matéria do El País sobre as mães dos jogadores da seleção

Quer ouvir mais?
O MC Nego Blue gravou um funk em homenagem a Gabriel Jesus e sua mãe

Enquanto isso em Brasília…

Diz um ditado que o Brasil é o país do futebol. Diz outro que o Brasil não é para principiantes. Junte os dois, e você tem uma salada (com agrotóxicos) de projetos polêmicos aprovados em épocas de Copa do Mundo. Em 1998 passou a emenda constitucional que permitiu abrir as portas para a privatização de estatais. Em 2010, o novo código florestal, que anistiou quem desmatou ilegalmente até 2008. Em 2014, logo depois do 7 x 1, o Senado aprovou o porte de armas para os guardas municipais. Este ano, a comissão especial da Câmara aprovou o PL do Veneno um dia antes do jogo contra a Sérvia. Por isso hay que torcer, pero sin perder la política jamás…

Quer saber mais?
Assista o Greg News sobre a Copa

Mulher e futebol: não no Irã

O Irã estreou na copa em 1978. No ano seguinte ocorreu a Revolução Iraniana e desde então as mulheres foram proibidas de frequentarem estádios em jogos de equipes masculinas. Nesta copa o tabu foi quebrado. Pela primeira vez em 37 anos o estádio Azadi, em Teerã, abriu suas portas para as mulheres.Foi durante o jogo em que o país perdeu por 1 x 0 da Espanha, transmitido em telão direto da Rússia. Resta saber se o aiatolá Ali Khamenei vai acatar o pedido do capitão da seleção Masoud Shojaei, de 34 anos, para revogar a proibição.

Quer saber mais?
Leia a notícia na ESPN

MemeNews é financiado pela Open Society Foundations, por meio de um projeto que pretende unir humor e mudanças sociais. Funcionou entre março e agosto de 2018. Voltará em novembro.