19/12/2018

Esse é o famoso 144 toneladas

Acordo fitness

O governo federal assinou um acordo com a indústria de alimentos, no mês passado, para reduzir em até 62% a quantidade de açúcar em produtos como achocolatados, biscoitos, bolos, iogurtes e refrigerantes (a meta é cortar 144 mil toneladas de açúcar até 2022). Mas certas regras estabelecidas pelo acordo ainda estão um pouco frouxas. Por exemplo: balas, chocolates, sorvetes, refrescos em pó, gelatinas, barrinhas de cereal, geleias e cereais matinais não foram incluídos na lista. Há ainda certos produtos, como o Nescau, que terão de ficar mais doces para se adequar às exigências do acordo. O brasileiro consome 80 gramas de açúcar por dia; a meta da Organização Mundial da Saúde é de até 50 gramas.

Quer saber mais?
Entenda por que o consumo excessivo de açúcar é um problema de saúde pública

Brasil, país de emigrantes

Neste ano, o Brasil lidou com uma entrada expressiva de imigrantes vindos da Venezuela (de janeiro a agosto, foram registrados 37 mil pedidos de refúgio de venezuelanos). Ainda assim, o país teve um fluxo migratório negativo – ou seja, mais brasileiros saindo (252 mil) do que estrangeiros entrando (94 mil, somando todas as nações). Hoje, é de 1,6 milhão o número de brasileiros morando no exterior – o que não impediu o futuro ministro da Relações Exteriores, Ernesto Araújo, de avisar que que o país pretende deixar o Pacto Global para Migração da ONU.

Quer saber mais?
O Nexo mostrou com gráficos onde moram os brasileiros que vivem fora do país

Quer se manifestar?
O futuro chanceler está adorando o Twitter, cobrem lá
https://twitter.com/ernestofaraujo

Virada silenciosa

Achou que a newsletter dos memes de gatinho não ia ter notícia pra gatinho? Achou errado, vira-lata. É que a Câmara dos Vereadores de Guarulhos acabou de aprovar um projeto de lei que proíbe os fogos de artifício ruidosos, que costumam assustar gatos, cachorros e pessoas com autismo ou com sensibilidade excessiva ao barulho (os fogos sem estampido, que já existem no mercado, continuam sendo permitidos). A inspiração veio da capital paulista, que sancionou uma lei similar em maio deste ano, com multas de ao menos R$ 2 mil para quem soltar fogos ruidosos. Ou seja: promessa, ao menos em tese, de uma virada de ano mais silenciosa.

Quer saber mais?
O ruídos dos fogos de artifício pode causar irritações, convulsões e desmaios nos pets

MemeNews é financiado pela Open Society Foundations, por meio de um projeto que pretende unir humor e mudanças sociais.