06/08/2018

Um ninho de Malafaias, cheio de Malafainhos

“Entrar de pau”

Em 2011, a Parada do Orgulho LGBT espalhou cartazes, ao longo da manifestação, em que modelos masculinos apareciam vestidos de ícones religiosos, como São Sebastião, ao lado da seguinte mensagem: “Nem santo te protege; use camisinha”. Foi a deixa para que o pastor Silas Malafaia incitasse a violência. “Os caras na Parada Gay ridicularizaram símbolos da Igreja Católica e ninguém fala nada”, disse durante um programa de TV. “É para a Igreja Católica entrar de pau em cima desses caras, sabe? Baixar o porrete em cima para esses caras aprender (sic).” Ato contínuo, a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais Travestis e Transexuais entrou com uma ação contra o pastor por homofobia. O processo chegou a ser extinto, mas foi retomado e será julgado amanhã na 2ª Turma do STJ.

Quer saber mais?
Entenda a dificuldade de registrar o crime de homofobia no Brasil

Quer falar com o pastor?
Escreva a ele em sua página no Facebook

O inverno no Leblon

A Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas do Congresso se reúne amanhã, às 14h30, para discutir as propostas brasileiras para a regulamentação do Acordo de Paris, firmado em 2015 para conter o aquecimento global. O Brasil, por exemplo, se comprometeu a cortar 37% das emissões de gases de efeito estufa até 2025. A audiência servirá de preparação para a terceira COP-24 – evento da ONU que ocorre em dezembro, na Polônia, justamente para atualizar os compromissos firmados no Acordo de Paris. Contará com representantes do Ministério das Relações Exteriores, do Meio Ambiente e da Agricultura.

Quer participar?
Envie suas perguntas pelo portal e-cidadania

Quer saber mais?
Entenda o que é o Dia da Sobrecarga da Terra, atingido em 1º de agosto

Prender é solução?

Em junho de 2016, o Brasil tinha 726.712 pessoas presas, a terceira maior população carcerária do mundo. A projeção é que o país tenha 1,47 milhão de presos até 2025. De acordo com a ONG Human Rights Watch, boa parte desses dados é resultado da Lei de Drogas, que entrou em vigor em 2006. O tema será debatido nesta quarta-feira, às 14h, pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara. Foram convidados representantes da sociedade civil, além do Ministro de Segurança Pública, Raul Jungmann, e da Presidente do Conselho Nacional de Justiça, Cármen Lúcia.

Quer saber mais?
O filme A 13ª Emenda, disponível no Netflix, mostra como os Estados Unidos chegaram ao triste título de maior população carcerária do mundo

MemeNews é financiado pela Open Society Foundations, por meio de um projeto que pretende unir humor e mudanças sociais. Funcionou entre março e agosto de 2018. Voltará em novembro.