25/06/2018

Faça o que eu digo, não faça o que eu faço

Muy amigo

Enquanto o mundo assiste chocado crianças sendo separadas de seus pais na fronteira entre Estados Unidos e México, o vice-presidente americano, Mike Pence, vem ao Brasil para discutir… o caso dos refugiados venezuelanos que entram no Brasil pela fronteira com Roraima. Amanhã, Pence visita Brasília, onde tem agenda com o presidente Michel Temer. Na quarta segue para Manaus.

Quer saber mais?
Leia a notícia no Globo

Quer ajudar a resolver a situação na fronteira americana?
A Avaaz lançou uma campanha para ajudar a contratar um advogado para os imigrantes

PL do veneno: Round 8

Será a oitava tentativa de aprovar o PL do Veneno em três meses. A última tentativa foi na sexta-feira passada, quando a reunião foi novamente suspensa. A notícia boa é que após forte pressão da sociedade civil e de entidades ligadas à defesa do meio ambiente, dois deputados que estavam indecisos mudaram de votos. São eles: Heitor Schuch (PSB-RS) e Augusto Carvalho (SD-DF). Outros 18 – número necessário para levar o PL ao plenário – seguem firme com o projeto. Desde abril a bancada ruralista tenta aprovar o PL 6299 – o do Veneno – numa comissão especial; o projeto visa facilitar radicalmente a aprovação de novos agrotóxicos.

Quer saber mais?
A piauí explica como o acúmulo de pautas ruins para o meio-ambiente está ligado ao enfraquecimento do governo Temer

Quer assinar uma petição contra o projeto?
Acesse aqui

Quer falar com a presidente da comissão?
dep.terezacristina@camara.leg.br

Quer fazer pressão nas redes sociais?
O site 342amazonia.org disponibiliza vários memes contra o PL

Tristes trópicos

Em 2017, o desmatamento do cerrado subiu 9%, e o da Amazônia, 22%. Esse avanço será debatido numa audiência pública interativa, promovida pela Comissão sobre Mudanças Climáticas do Senado, agendado para amanhã, às 14h30. Estarão presentes representantes do Ibama, da WWF Brasil, da Embrapa e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, a CNA.

Quer saber mais?
Conheça a campanha pelo desmatamento zero

Quer acompanhar?
Participe pelo portal e-cidadania

MemeNews é financiado pela Open Society Foundations, por meio de um projeto que pretende unir humor e mudanças sociais. Funcionou entre março e agosto de 2018. Voltará em novembro.