28/06/2018

Como dizer “caixa dois” em libras

Impeachment, data venia, paraíso fiscal

Como dizer “alíquota”, “data venia”, “fidelidade partidária”, “receita pública”, “impeachment” e “recesso parlamentar” em Libras? A Câmara dos Deputados aproveitou o conhecimento dos intérpretes que trabalham nas transmissões de seu canal de TV para publicar o Dicionário de Termos Político-Legislativos em Libras, com 1.200 movimentos na Língua Brasileira de Sinais. Fiel à realidade da nobre casa, o dicionário também traz termos não tão republicanos, como “caixa dois”, “paraíso fiscal”, “gangue” e “cafuné”.

Quer saber mais?
Conheça o Dicionário de Termos Político-Legislativos em Libras

Quer entender como surge o sinal para uma palavra?
O Globo fez uma reportagem, em 2013, explicando o funcionamento do “manuário”

A reforma trabalhista e os sindicatos

O STF pode iniciar hoje o julgamento das ações protocoladas pelos sindicatos que questionam a reforma trabalhista. Uma das reivindicações é contra o fim da contribuição obrigatória, que responde por 80% das receitas dos sindicatos; outra é sobre a regra que autoriza o trabalho intermitente, em que um funcionário autônomo pode prestar serviço a mais de um contratante, em horários distintos, resultando numa possível precarização do trabalho. A Procuradoria Geral da República já se manifestou pela aprovação das alterações pedidas pelos sindicatos.

Quer saber mais?
Entenda as principais mudanças da reforma trabalhista

Mais amor, por favor

O pedido veio da Associação de Direito de Família e das Sucessões, que defende a “família como base e núcleo fundamental da sociedade”. Em maio, pediram ao Conselho Nacional de Justiça que proibisse os cartórios de registrar escrituras públicas com a união de três ou mais pessoas. A motivação? Dois cartórios no interior de São Paulo haviam registrado uniões poliafetivas. O CNJ acatou o pedido, sob a alegação de que esse tipo de documento não tem respaldo na legislação nem na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF).

Quer saber mais?
Assista o documentário Poliamor

MemeNews é financiado pela Open Society Foundations, por meio de um projeto que pretende unir humor e mudanças sociais. Funcionou entre março e agosto de 2018. Voltará em novembro.