30/05/2018

Tá pirando, pirado, pirou

Câmara debate saúde mental (não a dos deputados)

A Câmara organiza hoje, a partir das 14h, uma audiência pública para discutir a situação da Política Nacional de Saúde Mental. O evento foi convocado pela deputada Erika Kokay (PT-DF), que destacou os avanços da luta antimanicomial nos últimos anos, como a ampliação da Rede de Atenção Psicossocial, que passou a substituir os manicômios por casas de saúde e coletivos terapêuticos (onde os pacientes não precisam ficar confinados). Ainda assim, são 161 os hospitais psiquiátricos em atividade no país. Recentemente a Human Rights Watch visitou 19 dessas instituições e divulgou um relatório, em que destacou casos de negligência e de maus tratos.

Quer saber mais?
Leia sobre a luta antimanicomial

Human Rights Watch cobra solução do caso Marielle

O vice-presidente da organização de direitos humanos Human Rights Watch, Iain Levine, esteve no Brasil, na semana passada, para se reuniu com o interventor federal na segurança pública do Rio, general Walter Braga Netto. Levine reforçou o pedido de elucidação do assassinato da vereadora Marielle Franco e do seu motorista, Anderson Gomes, que hoje completa onze semanas. Solicitou ainda que o Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública do Ministério Público Estadual, que atua no combate à ação de policiais corruptos e milicianos, acompanhe o trabalho de investigadores.

Quer saber mais?
Leia matéria do Globo

Quer pressionar as autoridades?
Assine essa petição da Anistia Internacional

Achou que não ia ter dica de cultura pro feriado???

Você sabia que 40% da carne consumida no Brasil vem da Amazônia, e que a atividade ainda está intimamente ligada ao crime ambiental? Este é um dos dados elencados no documentário “Sob a Pata do Boi”, produção do site ((o))eco com a ONG Imazon, que estreia amanhã, na mostra Ecofalante, em São Paulo (haverá um debate, às 19h30, com integrantes do Imazon, do Greenpeace e com o diretor Marcio Isensee e Sá). Para quem não conhece, a Ecofalante é uma mostra de cinema dedicada à temática ambiental. Neste ano, vai exibir 131 filmes – alguns sobre o ambientalista Chico Mendes, outros sobre consumo nas megalópoles, além da obra completa do alemão Werner Herzog (que tem uma visão bem particular da natureza). Vai até dia 13 de junho, com entrada gratuita.

Quer saber mais?
Acesse o site do filme

Aviso aos navegantes

A equipe MemeNews entra em recesso até a próxima segunda-feira, devido ao feriado de 31 de maio. Bom feriado!

MemeNews é financiado pela Open Society Foundations, através de um projeto que pretende unir humor e mudanças sociais. Será publicada entre março e agosto de 2018.