26/06/2018

Bad trip

Baseado em fatos reais

No lançamento da Semana Nacional Antidrogas, o ministro da Justiça Torquato Jardim declarou que “aumentar pena não resolve o problema das drogas”. Parece uma afirmação ponderada, mas destoa de declarações anteriores do ministro, conhecido por sua defesa a uma política linha dura contra o uso de drogas. Aparentemente, a assessoria de comunicação do Senado também defende políticas mais restritivas à maconha, mas não suportou as críticas da internet. Nas redes sociais, o Senado fez uma publicação sobre os males causados pela droga, entre eles a morte. Após repercussão, tirou a publicação do ar e emitiu uma nota dizendo que usou como fonte dados da Academia Nacional da Polícia Federal. Tramita no próprio Senado um projeto de lei de iniciativa popular que descriminaliza o uso recreativo da maconha.

Você é a favor do projeto?
Vote aqui

Quer falar com a relatora?
marta.suplicy@senadora.leg.br

Tapinha dói, sim

O Conselho Nacional de Justiça fez um levantamento sobre o número de mulheres que pediram medidas protetivas contra homens agressores em 2017. Descobriu que houve um aumento de 21% em relação ao ano anterior. A violência física é a mais conhecida, mas ameaçar, constranger, humilhar, perseguir, insultar, chantagear e ridicularizar também são tipificadas na Lei Maria da Penha. Uma notícia boa: aumentou de 109 para 122 o número de varas que julgam casos de violência doméstica contra a mulher.

Quer saber mais?
Confira o estudo do CNJ
O Poder Judiciário na Aplicação da Lei Maria da Penha 2018

O tempero do mal

Foi um embate ferrenho. De um lado a bancada ruralista, de outro, artistas, nutricionistas, ambientalistas, associações de saúde. Mas a indústria do agrotóxico levou a melhor: na votação de ontem na Comissão Especial da Câmara que avalia o PL do Veneno, foram 18 votos a favor e nove contrários ao parecer do relator, o deputado Luiz Nishimori (PR-PR). O projeto segue para votação no plenário da Câmara dos Deputados e depois precisa passar pelo Senado.

Quer assinar uma petição contra o projeto?
Acesse aqui

Quer fazer pressão nas redes sociais?
O site 342amazonia.org disponibiliza vários memes contra o PL

MemeNews é financiado pela Open Society Foundations, através de um projeto que pretende unir humor e mudanças sociais. Será publicada entre março e agosto de 2018.