09/04/2018

Marielle Franco, assinatura eletrônica e extração ilegal

Reunião entre ministro e secretário sobre investigação de Marielle

Amanhã o ministro da Defesa, general Joaquim Silva e Luna e o secretário de Segurança Pública do Rio, Richard Nunes, se reúnem para discutir as investigações sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco. Também amanhã, o Conselho de Ética da Câmara anuncia quem será o relator da representação contra Alberto Fraga, deputado do DEM que publicou conteúdo ofensivo contra vereadora do Psol. Por fim, uma comissão externa da Câmara dos Deputados esteve hoje com a vereadora Talíria Petrone, do Psol de Niterói, que vem sofrendo ameaças de morte devido à sua atuação parlamentar, semelhante à de Marielle.

Quer falar com o ministro da Defesa?
ministro@defesa.gov.br

Quer falar com o presidente do Conselho de Ética?
dep.elmarnascimento@camara.leg.br

Quer conhecer o trabalho de Talíria Petrone?

Leia reportagem na BBC Brasil

PL pode possibilitar assinatura eletrônica em projetos de iniciativa popular

Pode ser votado nesta semana, na Câmara dos Deputados, um projeto de lei que visa permitir a coleta de assinaturas digitais para apresentação de PLs de iniciativa popular (pela regra atual, um projeto popular só pode ser apresentado mediante a coleta de assinaturas manuscritas de 1% do eleitorado nacional – ou seja, mais de 1 milhão de assinaturas). A iniciativa é vista como uma forma de aumentar a participação social e tem apoio de instituições da sociedade civil como o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro, que desenvolveu um aplicativo para garantir a segurança das assinaturas eletrônicas.

Quer apresentar um projeto na Câmara?

Acesse o site da Câmara

Que conhecer o aplicativo?
https://www.mudamos.org/

Projeto de Lei do Senado aumenta pena para extração ilegal de recursos minerais

A Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal debate, amanhã, um projeto de lei de Davi Alcolumbre (DEM-AP) – senador com trânsito no campo da mineração -, que aumenta a punição para quem extrai recursos minerais de forma ilegal. A pena atual, de um ano de prisão, pode quintuplicar se o projeto for aprovado.

Quer saber mais?
Leia a notícia da Agência Senado

Quer falar com o relator do projeto?
sergio.petecao@senador.leg.br

MemeNews é financiado pela Open Society Foundations, por meio de um projeto que pretende unir humor e mudanças sociais. Funcionou entre março e agosto de 2018. Voltará em novembro.