02/04/2018

MemeNews edição #11

Novo presidente da CCJ não agrada ao governo

Está previsto para amanhã a instalação das 25 comissões permanentes da Câmara dos Deputados. A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) é considerada uma das mais importantes já que tem a prerrogativa de analisar a constitucionalidade de todos os projetos de lei. O deputado Daniel Vilela (MDB-GO) foi o indicado do partido do governo para presidir a comissão, escolha que não agradou o presidente, como o mostra o Metrópoles.

Quer entender o papel de cada Comissão?

Leia no site da Câmara dos deputados

Militares têm 48 pré-candidatos

Um general da reserva filiado ao Partido Social Liberal (PSL) – pelo qual o deputado Jair Bolsonaro será candidato à presidência da República – fez um levantamento que apontou 48 pré-candidaturas de militares na próxima eleição. A maior parte deve concorrer a um cargo na Câmara dos Deputados, mas há também os que estejam dispostos a concorrer ao senado e ao governo estadual, como mostra o Poder360. Vale lembrar que o governo Temer foi o que abriu mais espaço aos militares desde o fim da ditadura.

 

 

Audiência no Congresso debate Fake News

Acontece nesta tarde audiência pública do Conselho de Comunicação Social da Câmara dos deputados para debater o mercado crescente de notícias falsas. Uma reportagem publicada hoje no Valor mostra que certas empresas têm começado a buscar o judiciário para combater este fenômeno (a Coca-Cola, por exemplo, foi alvo de uma notícia falsa, que misturava má-fé com homofobia, sobre um suposto prejuízo causado por ter a cantora Pablo Vittar em sua propaganda).

Quer participar da audiência?

Acesse o portal e-cidadania

Quer saber mais sobre o projeto?

Leia reportagem no site da Câmara

Quer ficar atento às fake news durante as eleições?

Acompanhe o site da Agência Lupa

MemeNews é financiado pela Open Society Foundations, através de um projeto que pretende unir humor e mudanças sociais. Será publicada entre março e agosto de 2018.