22/03/2018

MemeNews Edição #5

ONGs rechaçam relatoria de Alberto Fraga (DEM-DF)

Em carta ao presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (DEM-RJ), 14 organizações da sociedade civil requerem que o deputado Alberto Fraga (DEM-DF) não seja indicado como relator do projeto que instaura o Sistema Único de Segurança Pública (PL 3734/2012). O principal argumento das entidades é que o parlamentar quebrou o decoro ao divulgar notícias falsas sobre a vereadora Marielle Franco (PSOL- RJ), executada no último dia 14.

CNJ abre investigação criminal contra desembargadora

O Conselho Nacional de Justiça abriu investigação sobre manifestações da desembargadora Marília Castro Neves. Primeiro a magistrada divulgou notícias falsas sobre a vereadora Marielle Franco, executada no Rio de Janeiro há uma semana. Em seguida apurou-se que ela havia discriminado uma professora com síndrome de Down. Por fim, descobriu-se que a desembargadora havia sugerido o fuzilamento do deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ). Todos as manifestações de ódio da desembargadora foram publicadas no Facebook.

Quer saber mais?

Quer denunciar algum abuso de autoridade por parte da Justiça?

Intervenção na segurança do Rio chega ao STF

Organizações de direitos humanos da sociedade civil protocolaram ontem um amicus curiae no Supremo Tribunal Federal (amicus curiae é uma figura jurídica utilizada quando uma pessoa ou entidade se voluntaria a auxiliar um tribunal numa causa específica). No caso atual, as entidades – Conectas, IBCCRIM, ITTC, Justiça Global e Redes da Maré – apoiam a Ação Direta de Inconstitucionalidade 5915, que questiona o decreto que instituiu a intervenção federal na Segurança Pública do Rio de Janeiro. Agora a Procuradoria Geral da República tem até 20 dias para apresentar seu parecer.

Quer saber mais?

Quer fazer alguma denúncia a respeito da intervenção?

MemeNews é financiado pela Open Society Foundations, por meio de um projeto que pretende unir humor e mudanças sociais. Funcionou entre março e agosto de 2018. Voltará em novembro.