20/03/2018

MemeNews Edição #3

São Paulo e Manaus acolhem imigrantes venezuelanos

São Paulo e Manaus abriram vagas para receber imigrantes venezuelanos que se exilaram em Boa Vista, Roraima. O governo local estima que desde o início do ano, 18 mil pessoas tenham se refugiado na cidade. A ideia é que a partir de abril se inicie o processo de interiorização dos imigrantes, para que esta população tenha melhores estruturas em outros locais.

Quer saber mais? Leia a matéria completa.

Conflitos sobre o uso da água triplicam no país em cinco anos

A expansão do agronegócio, somada às secas sazonais da região central do país, impactam cidades inteiras da região nordeste, como mostra reportagem do The Intercept Brasil. Entidades que atuam na área do meio ambiente destacam que o Código Florestal, aprovado em 2012, foi omisso em proteger regiões com nascentes intermitentes. O PL 350/2015 busca definir o que é o conceito de nascente e de área de preservação permanente, modificando o código florestal. Entretanto o projeto aguarda apreciação no plenário da Câmara desde 2015.

Escreva para o presidente da Câmara cobrando que o projeto entre em pauta:

dep.rodrigomaia@camara.leg.br

Projeto de lei quer enquadrar MST e MTST como grupos terroristas

O deputado ruralista Jerônimo Goergen (PP-RS), membro da Frente Parlamentar da Agropecuária, conseguiu as assinaturas para que o PL 9604/2018, de sua autoria, fosse encaminhado com regime de urgência na Câmara dos Deputados. O projeto – assim como outro que já tramita na Casa – visa revogar o segundo artigo da Lei Antiterrorismo, que exclui “manifestações políticas, movimentos sociais, sindicais, religiosos, de classe ou de categoria profissional” deste tipo de crime. Trocando em miúdos: o deputado quer que ocupações de grupos como o MST e o MTST sejam punidas com penas de 12 a 30 anos.

Quer saber mais?

Quer escrever ao deputado?
dep.jeronimogoergen@camara.leg.br

MemeNews é financiado pela Open Society Foundations, através de um projeto que pretende unir humor e mudanças sociais. Será publicada entre março e agosto de 2018.