21/03/2018

MemeNews Edição #4

Escola fluminense tenta censurar livro de cultura africana

Escola Sesi de volta Redonda (RJ) enviou comunicado aos responsáveis pelos alunos justificando o uso pedagógico da obra “Omo-Oba – Histórias de Princesas” – que é recomendado pelo MEC. Alguns pais haviam questionado a escola sobre o uso da obra. Diante do comunicado, a mãe e professora de história Juliana Pereira ressaltou que o ensino da cultura africana e indígena nas escolas públicas brasileiras é determinado pela Lei 11.645. Após repercussão, a gerência da Educação Básica do Sesi promoveu uma reunião com os pais e ampliou o uso da obra para outras 15 escolas do estado.

Quer saber mais?

Leia reportagem do El País Brasil

Quer entender a lei?

Leia aqui

STF debate condução coercitiva

Os ministros do supremo Tribunal Federal analisam nesta tarde liminares deferidas pelo relator Gilmar Mendes sobre a condução coercitiva. Em decisões anteriores o ministro defendeu que a condução coercitiva é inconstitucional, pois trata-se de um instrumento que restringe a liberdade e não respeita a presunção de inocência.

Direitos das mulheres é tema de audiência pública no Senado

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal promoveu audiência pública nesta terça feira (20/3) com o tema “Direitos das mulheres e a Constituição de 1988”. O debate faz parte da programação da casa em comemoração ao mês das mulheres. Na ocasião os presente destacaram os desafios para a promoção da igualdade de gênero no país. A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) falou a respeito de cotas para mulheres na política brasileira, onde poderia haver uma lista com alternância de homens e mulheres que levasse a quase paridade, sobretudo em relação ao piso para fundo eleitoral.

Quer saber mais?

Quer entender o projeto da senadora?
vanessa.grazziotin@senadora.leg.br

MemeNews é financiado pela Open Society Foundations, através de um projeto que pretende unir humor e mudanças sociais. Será publicada entre março e agosto de 2018.