28/03/2018

MemeNews edição #9

ONU quer política de drogas unida à ótica dos direitos humanos

O Conselho de Direitos Humanos da ONU aprovou uma nova resolução sobre a política de combate às drogas que propõe enfrentar o problema a partir de diferentes perspectivas, que vão além da segurança. O texto destaca como é importante tratar o tema a partir do ponto de vista dos direitos humanos, envolvendo áreas como a saúde, a assistência social, a justiça, entre outras.

 

Quer saber mais?

Tragédia de Mariana causa intoxicação de moradores

Os danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, ocorrido em novembro de 2015, próximo à cidade de Mariana (MG), atingem agora a população que sobreviveu à tragédia. Exames realizados com moradores da região apontam intoxicação por metais pesados como níquel e arsênio. A mineradora Samarco recorre na justiça contra as multas e indenizações já aplicadas.

Quer saber mais? 

Pressione o Ministério Público de Minas Gerais para punir os responsáveis.

Padre Amaro Lopes é preso no Pará

Foi preso preventivamente, nesta semana, o padre Amaro Lopes, uma das principais lideranças da Pastoral da Terra da região norte (a Pastoral atuava junto à missionária Dorothy Stang, executada a mando de fazendeiros em 2005). As acusações envolvem extorsão e assédio sexual, mas a imprensa internacional já havia alertado para o fato de que elas poderiam estar ligadas – como forma de retaliação – ao enfrentamento do padre Amaro contra os fazendeiros locais. Ele foi levado para o mesmo presídio onde o mandante do assassinato de Stang cumpre pena.

Quer saber mais?

Leia reportagem em inglês

Escreva para o Ministério Público do Pará

MemeNews é financiado pela Open Society Foundations, por meio de um projeto que pretende unir humor e mudanças sociais. Funcionou entre março e agosto de 2018. Voltará em novembro.