17/05/2018

Malechal Cebola do Exélcito Blaslileilo

Comandante Mônica

O governo federal gastou R$ 340 mil para produzir 200 mil exemplares de um almanaque da Turma da Mônica dedicado à indústria da Defesa. Sim, na revistinha é possível ler um militar explicando que “a indústria nacional deve construir 28 aeronaves para a força aérea brasileira” – ao que Cebolinha responde: “Haja espaço pla tanto calgueilo”. A revistinha, que também trata de riquezas naturais, combate a incêndios, fronteiras e ajuda humanitária, será distribuída em escolas ou durante ações sociais. O cartunista Maurício de Souza cedeu os direitos de imagem.

Quer saber mais?
Leia a notícia no Poder 360

Fronteira em debate

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, agendou para amanhã uma audiência de conciliação para discutir o pedido, feito pelo governo de Roraima, de fechar a fronteira com a Venezuela – por onde ao menos 800 pessoas têm entrado, a cada dia, fugindo da crise econômica. A Procuradoria-Geral da República já se manifestou contra a ação, por entender que ela viola a lei brasileira de migração, além da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Quer saber mais?
Leia a notícia no site do STF

Quer falar com a ministra Rosa Weber?
audienciasrw@stf.jus.br

O drama da revista íntima

Foi aprovado ontem na Comissão de Segurança Pública da Câmara o projeto de lei que determina o fim da revista íntima para visitantes nos presídios brasileiros. A prática, conhecida também como revista vexatória, tem pouco efeito na captura de objetos ilegais, como armas, celulares e drogas, que acabam entrando nas penitenciárias por outros caminhos. A ideia é que a revista passe a ser feita através de aparelhos de raio-X. Segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça.

Quer saber mais?
Leia reportagem do Portal Pensando o Direito

Quer entender o que é uma revista íntima?
Veja os vídeos da campanha pelo fim da prática

MemeNews é financiado pela Open Society Foundations, através de um projeto que pretende unir humor e mudanças sociais. Será publicada entre março e agosto de 2018.