16/07/2018

Monsanto do pau oco

Julgamento tóxico

A Monsanto – multinacional de biotecnologia que pertence ao laboratório Bayer – começou a ser julgada nos Estados Unidos, na semana passada, pela acusação de ocultar os perigos relacionados ao agrotóxico Roundup, feito de glifosato. A acusação partiu de um ex-funcionário da empresa, que afirma ter desenvolvido um linfoma de Hodgkin após dois anos manuseando a substância. E o que o Brasil tem com isso? O fato de que Roundup corresponde a 50% das vendas no mercado nacional de agrotóxicos.

Quer saber mais?
Acesse a campanha Chega de Agrotóxico

Quer se manifestar?
Há uma petição contra o PL do Veneno, que ainda precisa ser votado em plenário

O aborto e o ódio

Desde que o Supremo agendou uma audiência pública para debater a descriminalização do aborto que a professora da UnB Débora Diniz recebe ameaças de morte. Diniz é coordenadora da Anis Instituto de Bioética, ONG que atua na promoção de políticas públicas de direitos das mulheres – e que prestou consultoria na ação protocolada no STF. No início do mês, registrou um boletim de ocorrência devido às ameaças, o que levou a Promotoria do DF a pedir que seu nome fosse incluído num programa federal de proteção. O Ministério dos Direitos Humanos está analisando o caso.

Quer saber mais?
Brasil está entre os quatro líderes globais em homicídios de ativistas

Quer se solidarizar?
A Avaaz tem uma petição em solidariedade a Débora Diniz

2030: Tão perto, tão longe

Acontece até o dia 19 de julho, em Nova Iorque, o Fórum Político de Alto Nível da ONU, encontro que reúne 192 países que se comprometeram com a Agenda 2030 – um termo de compromissos que visa acabar com a pobreza e alcançar padrões de produção sustentável até o ano de 2030. Um grupo de trabalho formado pela sociedade civil apresentará o Relatório Luz 2018, lançado na semana passada em Brasília. O documento analisa 121 das 169 metas propostas pela ONU – e mostra que, na toada atual, o Brasil dificilmente atingirá as metas sociais e ambientais.

Quer saber mais?
Conheça o que propõe a Agenda 2030

MemeNews é financiado pela Open Society Foundations, através de um projeto que pretende unir humor e mudanças sociais. Será publicada entre março e agosto de 2018.