20/08/2018

Namaste, fessora

Ommmmmmmmmmm…

Você sabia que qualquer cidadão pode propor uma ideia legislativa no portal e-cidadania do Congresso Nacional? E que se essa proposta receber 20 mil manifestações de apoio, ela se torna uma Sugestão Legislativa – e passa a ser debatida pelos senadores? Com isso em mente, o psicólogo Joel Lerner Amato, de São Paulo, sugeriu que todas as escolas do país passem a ter uma aula obrigatória voltada à inteligência emocional das crianças. A ideia é que sejam ministrados cursos de meditação e exercícios psicológicos que ajudem a lidar com sentimentos como baixa autoestima, frustração e ansiedade. Por ora a proposta tem cerca de 8 mil votos.

Quer saber mais?
Veja uma lista completa e atualizada de ideias propostas ao Legislativo

Quer apoiar essa proposta?
Vote pelo site e-cidadania

Companheiras, aos votos!

Por incrível que pareça, a lei foi cumprida. A legislação eleitoral determina que mulheres correspondam por ao menos 30% das candidaturas de cada partido. Neste ano, o percentual foi de 30,7% (ou 8.435 dos cerca de 27 mil registros encaminhados ao Tribunal Superior Eleitoral). Desses registros, 61,7% são para vagas de deputada estadual e 30% para federal. Há 29 candidaturas a governos de estado e duas à presidência da República – Marina Silva (Rede) e Vera Lúcia (PSTU). Agora é torcer para que as candidaturas ajudem a modificar o quadro da política nacional. No Congresso, 90% dos parlamentares ainda são do sexo masculino.

Quer saber mais?
O site politize! mostra que o Brasil ocupa o 154º lugar entre 193 países avaliados quanto à participação de mulheres no Parlamento

Revisão necessária

A Câmara dos Deputados instituiu, na semana passada, uma comissão formada por treze especialistas encarregados de rever a Lei Antidrogas. Um deles é o médico Drauzio Varella. Outro é o ministro Ribeiro Dantas, do Superior Tribunal de Justiça. Há ainda professores de Direito e membros do Ministério Público Federal. O grupo tem 120 dias para apresentar uma proposta de revisão da lei, que em doze anos de vigência, fez disparar o encarceramento em massa. Um dos problemas é que o texto atual recorre a critérios subjetivos – o que faz com que uma pessoa pega com uma pequena quantidade de drogas possa ser enquadrada como traficante, a depender do entendimento do juiz.

Quer saber mais?
Assista ao Greg News sobre a guerra contra as drogas

MemeNews é financiado pela Open Society Foundations, por meio de um projeto que pretende unir humor e mudanças sociais. Funcionou entre março e agosto de 2018. Voltará em novembro.