04/06/2018

Só resta tocar um tango argentino

Pneumotórax

São quase 50 milhões os brasileiros que recorrem a planos privados de saúde, trocando a precariedade do serviço público pela realidade dos aumentos abusivos. Neste ano de 2018, a previsão de alta no preço é de 13% (três vezes mais do que a previsão de inflação). Além disso, a Agência Nacional de Saúde tem estudado regulamentar os planos que funcionam com regime de franquia (em que o consumidor paga a mensalidade e também uma parcela de cada consulta). O tema será discutido amanhã, às 14h30, em uma audiência pública na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara, com a presença de integrantes da Agência Nacional de Saúde, do Procon e da a Associação Brasileira de Planos de Saúde.

Quer saber mais?
Assista o Greg News sobre planos de saúde

Quer reclamar?
O Idec ensina o que fazer caso o reajuste do seu plano de saúde seja abusivo

ABL: 40 cadeiras, um autor negro

Está marcado para dia 30 de agosto a eleição do novo integrante da Academia Brasileira de Letras, que irá ocupar a cadeira de número 7, vaga desde o falecimento do cineasta Nelson Pereira dos Santos. Há uma campanha para que a escritora Conceição Evaristo, vencedora de um Jabuti – o mais importante prêmio brasileiro de literatura – formalize sua candidatura. Caso o faça, Evaristo poderá ser a primeira mulher negra a ocupar uma cadeira da ABL (atualmente, apenas uma das 40 cadeiras é ocupada por um autor negro – o escritor Domício Proença Filho -, e outras cinco por mulheres). O problema: os acadêmicos, sempre discretos, não estão vendo com bons olhos o movimento público em favor da candidatura. Perigam escolher entre Cacá Diegues e Pedro Corrêa do Lago.

Quer saber mais?
Leia reportagem do UOL

#Data_vênia

A TV Justiça tem estado, para a Lava-Jato, como os canais de esporte estão para os jogos da Copa do Mundo. O espectador enfrenta o juridiquês, mas por vezes acaba brindado com um bate-boca nada republicano entre os ministros do STF (recentemente, um desabafo de Luís Roberto Barroso contra Gilmar Mendes acabou rendendo um samba). Para tentar remediar o MMA jurídico, os ministros decidiram que o voto a ser dado em plenário será discutido, antes, no sistema interno de comunicação do Supremo. Grupo de família do WhatsApp é pros fracos.

MemeNews é financiado pela Open Society Foundations, por meio de um projeto que pretende unir humor e mudanças sociais. Funcionou entre março e agosto de 2018. Voltará em novembro.