11/04/2018

Segurança, intolerância religiosa e Marielle Franco

Sistema Único de Segurança Pública em pauta no Congresso

Pode ser votado hoje, na Câmara dos Deputados, o projeto de lei que cria o Sistema Único de Segurança Pública. Os partidos ainda podem incluir sugestões ao texto por meio de um mecanismo chamado destaque. Entidades de direitos humanos pedem que antes seja discutido o PLS 241/2016, que cria a Lei de Acesso à Informação em Segurança Pública, dando mais transparência às ações (o projeto está parado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado desde 2016).

Quer falar com o relator do SUSP?
Escreva para o deputado Alberto Fraga
dep.albertofraga@camara.leg.br

Quer pressionar o presidente da CCJ do Senado?
Escreva para o senador Edison Lobão
edisonlobao@senador.leg.br

No Rio, escolas estaduais vão debater intolerância religiosa

Os professores da rede estadual do Rio de Janeiro passarão a discutir a intolerância religiosa em sala de aula. A ação, tocada por duas secretarias do estado, ocorre após uma escola da rede Sesi, de Volta Redonda, tentar censurar um livro infantil sobre cultura africana.

Quer denunciar um ato de intolerância religiosa?
Ligue para o Disque 100 ou acesse o site do ministério dos Direitos Humanos

Sábado, 14: Um mês da morte da Marielle

O sábado, 14, marca um mês do assassinato da vereadora Marielle Franco e de seu motorista, Anderson Pedro Gomes. O site mariellefranco.com.br está organizando uma ação – Amanhecer por Marielle e Anderson -,com início marcado para as 6 da manhã no Largo das Neves, no Centro do Rio. Haverá também uma oficina, às 10h, no Centro do Teatro do Oprimido, uma marcha pela Lapa às 17h, e um sarau na favela da Maré, às 18h. Em São Paulo, movimentos negros chamaram um ato às 16h no vão do MaspNa semana passada, três fundações criaram o Fundo Marielle Franco, que terá 10 milhões de reais destinados a incentivar o protagonismo político de mulheres negras no país.

Quer organizar uma ação em memória de Marielle?
Acesso o Amanhecer por Marielle e Anderson

Quer saber como anda a investigação?
Entre em contato com a Procuradoria Geral do Estado
contato@pge.rj.gov.br

MemeNews é financiado pela Open Society Foundations, por meio de um projeto que pretende unir humor e mudanças sociais. Funcionou entre março e agosto de 2018. Voltará em novembro.