11/05/2018

Rá! Tim! Bum! Te-mer! Te-mer! Te-mer!

Bom dia, presidente Temer!!!

O governo de Michel Temer completa dois anos amanhã. São dois anos de um ministério formado quase todo por homens brancos. Dois anos de um governo que trouxe de volta (por sugestão do filho Michelzinho) o lema positivista da ordem e do progresso. Dois anos animados, com intervenção militar no Rio de Janeiro e aprovação de uma reforma trabalhista contestada no STF. Dois anos de inflação controlada mas, ainda assim, de um presidente com a maior taxa de reprovação da história. Saudá-lo-emos!

Quer dar os parabéns ao presidente?
Escreva para ele

Cadastro positivo ou impositivo?

A Câmara aprovou, nesta semana, o projeto de lei do cadastro positivo, apoiado pelo Planalto, que cria uma espécie de “lista amiga” dos bons pagadores. Se aprovado no Senado – para onde segue agora-, o projeto vai entregar de bandeja, para as instituições financeiras, um banco de dados com informações pessoais e bancárias da população. O consumidor não terá mais a opção de escolher se quer que suas informações sejam comercializadas, já que o projeto revoga a obrigação atual de autorização prévia. Mais do que isso, a existência de uma “lista amiga” pode acabar criando, por exclusão, uma “lista inimiga”, formada por aqueles que não possuem o selo de bom pagador.

Quer saber mais?
Leia matéria do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor

Quer pressionar o Senado?
Assine campanha da Avaaz

As águas vão rolar

O governo federal tem até dezembro para se manifestar sobre cinco mega projetos de hidrelétricas paralisados na região amazônica. Caso venham a ser finalizadas, as novas usinas terão quase quatro vezes o potencial – e o impacto ambiental – de Belo Monte. O Tribunal de Contas da União já divulgou uma nota, em que afirma não ser razoável “que os interesses dos povos tradicionais prevaleçam, a qualquer custo, sobre os da coletividade”, referindo-se aos indígenas que habitam a região.

Quer saber mais?
Leia reportagem publicada no site do Greenpeace

Quer assinar uma petição para proteger o rio Tapajós?

Acesse aqui

MemeNews é financiado pela Open Society Foundations, através de um projeto que pretende unir humor e mudanças sociais. Será publicada entre março e agosto de 2018.