16/04/2018

Venezuela, Aécio Neves e dia do autismo

Congresso debate imigração venezuelana em Roraima

O Congresso promove três audiências públicas, nesta semana, para discutir a situação dos venezuelanos que têm entrado no Brasil por Roraima. O fluxo de 700 pessoas por dia fez com que a presidência publicasse uma Medida Provisória, em fevereiro, criando um comitê federal para dar atendimento de emergência aos imigrantes. A relatoria da MP está a cargo do deputado Jhonatan de Jesus (PRB-RR), que tem apontado para um surto de sarampo decorrente da situação. Na semana passada, a governadora de Roraima, Suely Campos, do PP, entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que a fronteira com a Venezuela seja fechada temporariamente. A ministra Rosa Weber é a relatora da ação.

Quer falar com o deputado Jhonatan de Jesus, relator da MP?
dep.jhonatandejesus@camara.leg.br

Quer falar com a ministra Rosa Weber?
audienciasrw@stf.jus.br

Quer saber mais?
Leia reportagem da Conectas sobre o direito à migração

Aécio Neves pode se tornar réu no STF

A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal julga amanhã se o senador Aécio Neves se torna réu por obstrução à justiça e corrupção passiva. O senador foi gravado pelo empresário Joesley Batista pedindo 2 milhões de reais para o pagamento de advogados, de forma a se defender em ações da Lava Jato. O processo inclui a irmã do senador, Andrea Neves, e seu primo, Frederico Pacheco de Medeiros (incumbido de receber o dinheiro e eternizado na frase “Tem que ser uma que a gente mata ele antes de fazer a delação”, dita pelo próprio Aécio).

Quer saber mais?
Leia reportagem no Poder360

Quer que o senador tenha seu mandato cassado?
Confira abaixo assinado no Change.org

Cármen Lúcia sanciona lei que cria o dia do autismo

Durante o exercício interino da presidência da República, na última sexta-feira, a presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, assinou o decreto que cria o Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo – a ser celebrado todo 2 de abril (a data já é dedicada à conscientização sobre o autismo desde 2007, por iniciativa da ONU). Vale lembrar que o tema não é estranho a Cármen Lúcia. Dois anos atrás, ela declarou que “os ministros não são autistas“, referindo-se ao empenho de seus colegas do STF para julgar ações da Lava Jato. Desculpou-se, alegando que não tinha a intenção de utilizar o termo de forma pejorativa.

Quer saber mais?
Leia reportagem do Jota

Leia carta escrita em 2016 por uma associação ligada ao autismo para Cármen Lúcia

MemeNews é financiado pela Open Society Foundations, através de um projeto que pretende unir humor e mudanças sociais. Será publicada entre março e agosto de 2018.