FAQ

O que é o MemeNews?

O MemeNews é um projeto jornalístico que utiliza o  email como principal canal de comunicação. Nossa proposta é abordar assuntos da agenda política, jurídica e de direitos humanos do Brasil de forma bem humorada através de memes e GIFs.

Como surgiu a ideia?

O projeto surgiu da necessidade de tornar temas relacionados aos direitos humanos mais acessíveis ao público. Sem minimizar a gravidade da maioria das pautas que abordamos, nossa aposta é utilizar o humor como linguagem e ferramenta para romper estigmas e ampliar o debate.

Quem faz o MemeNews?

O MemeNews é um projeto realizado por um grupo de jornalistas de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília e conta com o apoio da ONG Conectas Direitos Humanos. Saiba mais aqui.

Quanto custa?

A newsletter do MemeNews é grátis e os direitos de uso e reprodução do conteúdo são livres desde que citada a fonte.

 

Quem financia?

O MemeNews conta com o apoio financeiro da Open Society Foundations dentro de um projeto para utilizar o humor para a difusão de temas relacionados a direitos humanos.

 

Por que o projeto é temporário?

Estamos atualmente em uma fase piloto, com financiamento garantido por seis meses. Após esse período, avaliaremos sua continuidade a longo prazo.

Em que dias são publicadas as edições?

O MemeNews é publicado de segunda a sexta-feira, exceto feriados.

Cadastrei meu email, mas não estou recebendo a newsletter. O que fazer?

Ao se cadastrar na newsletter do MemeNews pela primeira vez, você recebe um email de boas-vindas. Se esse não foi o seu caso, é possível que você tenha digitado seu endereço de email com algum erro. Pedimos que acesse www.memenews.com.br e volte a se cadastrar.

Alguns servidores de email possuem regras antispam muito rígidas e podem bloquear a recepção de emails enviados em massa. Portanto, sugerimos conferir sua caixa de spam e, no caso de usuários do Gmail, a caixa “promoções”.

Se nada disso resolver, escreva para nossa equipe: contato@memenews.com.br.  

Como evitar que o e-mail caia na caixa de spam e ou promoções?

A maneira mais simples de evitar que o email do MemeNews seja direcionado para a caixa de spam e/ou de promoções é salvar o endereço de envio de nossa newsletter contato@memenews.com.br na sua lista geral de contatos. Além disso, existem outras formas, de acordo com o email que você utiliza:

Se você é usuário do Gmail:

É recomendável mover o email para a caixa “Principal”.  Você pode ainda, dentro de nosso email, marcar o botão “não é spam”. Por fim, uma opção é criar um filtro, remetendo todos os e-mails do MemeNews diretamente para a caixa de entrada.

Se você é usuário do Outlook.com

Usuários do Outlook.com têm ainda a opção de incluir nosso endereço de email na lista de “remetentes seguros” por meio do menu Inbox > Options > Safe and block senders > Safe senders.

Se você é usuário de outros serviços de email, sugerimos contatar o serviço de atendimento ao cliente ou de ajuda.

Como deixo de receber o email?

Você pode deixar de receber nossa newsletter a qualquer momento. No rodapé do email, basta clicar na opção “desinscrever-se”.

O MemeNews comercializa ou cede minhas informações a terceiros?

Somente a equipe do MemeNews e de organizações parceiras previamente informadas terão acesso a suas informações pessoais. Não comercializaremos, nem compartilharemos seus dados com terceiros sem sua expressa permissão. Para mais informações, acesse nossos Termos de Uso.

O MemeNews representa algum partido político?

O MemeNews é um canal de notícias sem qualquer vínculo político e partidário. Nosso compromisso é com a veracidade das fontes, com a produção de informações de interesse público e com os princípios dos direitos humanos.

MemeNews é financiado pela Open Society Foundations, por meio de um projeto que pretende unir humor e mudanças sociais. Funcionou entre março e agosto de 2018. Voltará em novembro.